domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vôos de baixo custo - Low Cost


Todo mundo já ouviu falar sobre os tais vôos a baixo custo (ou low cost), não? Se não, eu explico: São vôos a preços baratíssimos, porém sem luxo algum e, geralmente, para viagens bem curtinhas.

Viajar a baixo custo pode parecer um sonho. Imagine que você faz uma viagem à Europa e quer se deslocar de uma cidade para outra (em outro país) e encontra uma passagem no valor de 12 euros. Seria uma maravilha, não é mesmo? Pois não é tudo isso não... Nunca viajei por este tipo de companhia aérea, mas sempre me pareceu ser muito vantajosa se usada "corretamente".

Assim como tudo na vida, há seus prós e seus contras. Como o objetivo é baratear o custo da passagem, tudo é muito limitado! As regras mudam de companhia para companhia, mas é basicamente isso: "As malas" não existem. É UMA mala por pessoa de tamanhos e pesos reduzidos. A RyanAir (uma das companhias mais famosas da categoria), por exemplo, obriga que a mala usada para bagagem de mão tenha no máximo 55cm x 40cm x 25 cm e peso máximo de 10Kg, nada acima disso é permitido. Se quiser despachar uma mala, taxas serão cobradas. O motivo é que, com menos peso no avião, o mesmo gasta menos combustível, barateando o custo. Ou seja, se você está indo pra Europa e de lá quer percorrer várias cidades/países, não escolha companhias low cost (como são chamadas)!!! Não vale a pena pagar tantas taxas e/ou multas com excesso de bagagem. Esse tipo de vôo é ideal para quem quer passar um final de semana em outra cidade, por exemplo, e que não precise levar muita coisa.

Luxo? A gente não encontra aqui não! É tudo simples, sem alimentação ou bebida. Nada é de graça, tudo se cobra. Se queres um lanche, pagará por ele. As poltronas possuem menos conforto também. Fazer o check-in pode te gerar taxa se feito pessoalmente. É uma série de contras que podemos ver como prós, pois deixam a viagem mais barata.

Resumindo a história, companhias low cost são ótimas se é para uma viagem curta onde não há necessidade de levar uma enorme bagagem. Ler o contrato direitinho é importante, assim você não leva susto com taxas e multas que podem ser cobradas. As regras costumam ser bem rigorosas! Ainda pretendo fazer uma viagem dessas e saber se realmente vale a pena, pois leio muita gente falando que viaja assim há anos e não tem reclamações, pois, apesar de ser tudo bem simples e "fraco", é o que a empresa promete, né?

Achei nesse blog, o Dri Everywhere, um post que fala como é uma viagem por companhias low cost e vale muito a pena ler! Clica aqui!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...