terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tipos e dúvidas sobre acomodações

"Onde vou ficar?" deve ser a segunda ou terceira pergunta que vem à cabeça se tratando de intercâmbios, né? Há diveeeersas formas de se hospedar no exterior, mas vamos às mais escolhidas:

EgaliHouse em Londres, foto tirada daqui.

Casa de família (ou Host Family):
Se hospedar em uma casa de família é nada mais que morar como um cidadão local. Você vai adquirir costumes dos nativos e conhecer sua cultura bem de perto.

Residência estudantil:
Geralmente são casas alugadas onde vários estudantes moram. Esses estudantes também são intercambistas, ou seja, em uma casa vai haver diveeeersas culturas diferentes. Pode haver também como opção os famosos campus universitários.

Hotel:
Bom, nem precisa de explicação, precisa? De longe é a opção mais luxuosa e cara e raramente compensa esse tipo de hospedagem durante um intercâmbio.

Albergue:
É uma mistura de residência estudantil com hotel. Os albergues estão sempre lotados por viajantes de todo o mundo. São quartos e banheiros compartilhados com outros hóspedes e uma cozinha à disposição.

Casas de agência de intercâmbio:
Algumas agências disponibilizam casas próprias (na Egali, por exemplo, tem a Egali House). Essas casas são locadas e operadas em parceria com um representante local. Geralmente são acomodações simples e compartilhadas com outros estudantes.


Agora as respostas para algumas perguntas "clássicas"

Vou me alimentar onde?
Dependendo do pacote que você fechar, a alimentação pode ou não estar inclusa. Em casa de família costuma ter meia pensão, já em residência estudantil é cada um por si...

Quando decido a hospedagem?
Antes de fechar o pacote com a agência de intercâmbio (ou com a escola, caso você esteja planejando a viagem sem intermediários), até mesmo pelos valores serem diferentes.

Quem vai me buscar no aeroporto quando eu chegar?
Provavelmente ninguém! O "transfer" é um serviço cobrado a parte para a maior parte dos programas de intercâmbio, porém, se você estiver indo cursar o colegial no exterior, a probabilidade de alguém te buscar cresce bastante.

Como faço pra trocar de moradia?
Primeiro você precisa se perguntar quem fez a "ligação" entre o intercambista e a moradia. Geralmente é a escola que oferece esse suporte, então você deve se encaminhar até lá, demonstrar o motivo da sua insatisfação com o local onde está hospedado e verificar a possibilidade de troca.


Eu acho que um detalhe importante é a diferença como se é tratado em programas distintos. Pra High School, como a família hospedeira não recebe intercambistas toda hora e os mesmos costumam ficar por um longo período, tratam com muito mais "cuidado". Porém, hospedeiros de alunos de cursos de curta duração costumam receber vários intercambistas (em períodos diferentes, claro) e, obviamente, não haverá o mesmo tratamento que um adolescente de colegial teria, né?

Não importa onde você escolher ficar, uma coisa é certa: Há regras em qualquer lugar e elas devem ser seguidas à risca. Em alguns casos, desrespeito pode levar à expulsão! Melhor tomar cuidado antes de fazer algo que já sabe que não deve, né?

Se alguém tiver algo para acrescentar ao post ou alguma dúvida (ou me corrigir sobre algo haiudhuaid), favor deixar nos comentários, viuuuu?!
Créditos ao @YagoDCarvalho pela sugestão de post :)

Um comentário:

Guilherme disse...

É isso aí, galera. O negócio é optar por algum ambiente que favoreça o aprendizado e a troca de experiências. Não adianta sair daqui para morar com meia dúzia de brasileiros em algum outro lugar ou pra se enfurnar em algum hotel. Valeu pelas dicas, Verônica!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...