



A Universidade Estatal Médica de Kursk (KSMU), na Rússia, abriu 20 vagas para estudantes brasileiros com o interesse em estudar medicina. O curso será em inglês e as inscrições vão até o dia 28 de fevereiro, com embarque previsto para junho. O processo é conduzido pela Aliança Russa de Ensino Superior, representante das universidades estatais russas no Brasil www.aliancarussa.com.br.
Os selecionados farão a Faculdade Preparatória (FP) em inglês durante os quatro primeiros meses. Isso significa que os estudantes terão profundo conhecimento sobre o idioma, aprendendo os termos técnicos a serem utilizados ao longo da carreira profissional, além de disciplinas como física, química e biologia.
A KSMU é uma tradicional universidade russa, sendo a pioneira em programas médicos de graduação no idioma inglês e reconhecida pela W.H.O (Organização Mundial de Saúde), Red Cross International e Conselho Geral de Medicina (G.M.C.) dos principais países europeus incluindo Grã Bretanha e França. A cidade de Kursk, que abriga a universidade, é um grande pólo industrial, cultural e científico a
Vantagens – O legado dos tempos socialistas da antiga União Soviética, com tradições sérias e profundas, está enraizado na educação russa atual. Esse fator, aliado ao investimento financeiro de baixo custo, tem sido um grande atrativo para jovens de todo o mundo com o intuito de crescer profissionalmente. Para ter acesso a uma instituição reconhecida por conselhos de medicina de diversos países e que é referência da Organização Mundial da Saúde, o estudante investe, aproximadamente, R$ 7 mil a R$ 8 mil por ano, valor equivalente a um trimestre em uma universidade particular no Brasil.
Revalidação do diploma de medicina – A avaliação é feita em duas etapas: escrita e prática, de habilidades clínicas. A nova regulamentação tem como objetivo agilizar o método atual utilizado pelas universidades, que se baseia nas análises de currículos e documentos.
Estudo reconhecido
A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, na obtenção da documentação necessária para o visto da permanência legal do estudante na Rússia, na obtenção da vaga e inscrição na universidade, no encaminhamento do aluno para FP e, posteriormente, para o primeiro ano do curso escolhido e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino.
O candidato interessado em estudar na Rússia passa por um processo seletivo avaliado pela universidade de sua escolha e administrado pela Aliança Russa que inclui reunião com os pais, análise de histórico escolar e currículo, tudo para garantir que o aluno se encaixe no perfil da faculdade.
Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. A boa novidade é que desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o tratado de Bolonha. O objetivo desse Tratado é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.
Aliança Russa de Ensino Superior
Av. Antônio de Souza Noschese, 373
Parque Continental - São Paulo - SP
Tel: + 55 (11) 3854-2513 / 3854-2514 / 3854-2515
Fax: + 55 (11) 3854-2516
CAIXA POSTAL nº 67036 - CEP 05323-970 SP
O prazo de inscrição para o 2º semestre de 2011 é dia 1º de Abril; Pro 1º semestre de 2010 é dia 1º de Outubro de 2011 e para o 2º semestre é até 1º de Abril de 2012.