sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AIESEC: Intercâmbio universitário


A AIESEC (Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales) é uma organização global presente em 110 países e territórios que é formada e gerenciada por universitários e recém-graduados interessados em temas globais, liderança e gestão. A AIESEC não é uma prestadora de serviços, ou seja, quem viaja por ela, se torna parte da organização.

Os requisitos para todos os programas são ter entre 18 e 30 anos, ser estudante do Ensino Superior ou recém-formado e falar inglês ou espanhol em nível intermediário.

Os programas de Intercâmbio que eles oferecem são:

Cidadão Global
Development Traineeship
É um intercambio social voluntário. Esse programa incentiva a viagem para países que não são os “primeiros pensados” quando se fala em intercâmbio. O estudante pode trabalhar em ONGs, acampamentos, projetos sociais e escolas na Rússia, Indonésia, Ucrânia, Polônia, entre outros países. Tendo sua duração mínima de 6 semanas e máxima de 12.


Talentos Globais
Management Traineeship
É um programa direcionado aos jovens que pretendem desenvolver habilidades administrativas e estratégicas. Há os intercâmbios de longa duração (de 6 meses a 1 ano) e os de curta (de 3 a 4 meses). Os destinos mais comuns são Índia e China.


Teach to Learn
Educational Traineeship
São oportunidades para trabalhar no setor educacional. O voluntário ensina idiomas (inglês e espanhol) em escolas, empresas e ONGs. É um intercâmbio mais focado aos jovens com formação em letras, pedagogia. A duração é de 3 a 6 meses e, os destinos, Índia, Colômbia e outros países da América Latina. Os requisitos para este programa envolvem já ter 60% do curso concluído ou ser formado há pelo menos 2 anos e ter capacidade para ensinar, principalmente, inglês e português.


Talentos Globais
Technical Traineeship
Programa voltado para as ciências exatas. Os profissionais terão a oportunidade de atuar em setores relacionados à tecnologia de informação ou projetos de engenharia. Estas áreas podem incluir desenvolvimento e programação de software, análise e design de sistemas, administração de redes e de banco de dados. O programa também abrange profissionais da área de Tecnologia Têxtil, Moda e Design. Sua duração é de 6 meses a 1 ano.


Horizontes
Social Business Traineeship
É um programa voltado para quem quer desenvolver habilidades administrativas, estratégicas e de empreendedorismo trabalhando com negócios sociais. O projeto começa no Brasil e termina no exterior. Com destinos como Índia e America Latina, a duração deste dura entre 4 meses e 1 ano.

A seleção de membros ocorre duas vezes por ano e, para se candidatar, é necessário o pagamento de uma taxa (que varia de acordo com cada escritório). Depois disso, eles disponibilizam acesso ao banco de dados online, suporte à busca de vagas, treinamento, recepção na chegada ao país de destino e acompanhamento pela AIESEC de origem e de destino. Fora isso, é bom lembrar que o custo de emissão de documento e da passagem para o destino escolhido fica por conta do intercambista. Algumas vagas oferecem ajuda de custo, moradia e alimentação, mas vale ressaltar que não são todas.

Lembro que, no começo desse ano, havia em meu campus da faculdade alguns visitantes novos: intercambistas vindos de Moçambique. Eles vieram pela AIESEC para trabalhar por 4 meses na Odebrecht e ficaram hospedados na casa de membros participantes da organização.

É bem interessante o trabalho da AIESEC! Para saber onde há escritórios no Brasil e outras informações, é só acessar o site e você ainda pode seguí-los no Twitter.

Beijos,
Verônica

Imagens e fontes: Daqui e daqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Wow this is a great resource.. I’m enjoying it.. good article

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...