terça-feira, 16 de novembro de 2010

Trabalhar em Navio

Esse assunto talvez seja interessante pra muita gente que tem a intenção de conhecer pessoas diferentes, lugares novos e, pra melhorar, ainda ganhar dinheiro com isso.

Não é de agora essa grande procura por trabalho em cruzeiros no Brasil. Desde que eles começaram a fazer mais sucesso por aqui - principalmente pela facilidade no pagamento - muitas pessoas já partiram para a busca de um sonho em comum: Viajar ganhando.

É um trabalho cansativo e pode chegar à 14h de serviço por dia e há uma série de regras que devem ser seguidas à risca, como, por exemplo, passear pelo navio somente trajado de uniforme. Não podemos esquecer também que o dormitório é uma pequena cabine, sempre dividida entre dois funcionários. As áreas de lazer não ficam disponíveis para todos os cargos, mesmo em sua hora de folga.

Como moro em uma cidade portuária, costumo ver muitos tripulantes andando por aí na época de cruzeiros (de Outubro até Março/Abril, geralmente). E a explicação é a seguinte: Quando o navio está atracado, alguns funcionários podem sair e passear. Mas não são todos! Que pode sair do navio é porque está de folga. Acredito que quem mais se aproveita desta situação são os vendedores, pois as lojas fecham sempre que o navio está atracado.

Já fiz vários cruzeiros e uma coisa é notável: eles trabalham mesmo! Dessas viagens, pude juntar alguns depoimentos, tanto positivos quanto negativos. Me lembro de uma moça que detestava trabalhar lá, porém não queria romper o contrato (que é de 6 meses, pelo menos). Ela era formada em Hotelaria e estava trabalhando como auxiliar de piscina e se indignava por, apesar de ter terceiro grau, ter que pegar batatinhas caídas no chão.

Já uma assistente de garçom estava muito feliz com o emprego. Tinha bastante tempo livre e conhecia vários lugares muito bonitos. Me recordo até hoje da felicidade enorme em que ela estava por ter aumentado seu contrato e ter a oportunidade de ir para a Europa.

Os requisitos mínimos são os mesmos: inglês intermediário e ter 18 anos. Há vagas em diversas áreas, como garçons, camareiros, recreadores, entre outros. Para algumas funções é necessário um terceiro idioma, formação acadêmica e experiência na área. Os salários variam muito entre os cargos. Começando por US$500,00 e chegando a mais de US$4.000!

Acho que outra exigência, pelo menos para os cargos que possuem relação com os turistas, é o bom humor e a simpatia. Pode-se notar que a maioria dos tripulantes aparentam sempre estar felizes. É impossivel saber se eles realmente estão alegres ou não, mas posso garantir que é desse jeito que um funcionário consegue "tips", as famosas gorjetas.

Para se candidatar, é necessário o contato com uma empresa (coloquei algumas no final do post) que recrute tripulação para transatlânticos. Após o contato, será marcada uma entrevista. Esteja preparado, pois ela é feita toda em inglês! Depois da aprovação, o futuro empregado deve tomar vacinas, fazer exames de saúde e, caso ainda não tenha, deve emitir alguns documentos, como o passaporte. Ainda há um treinamento antes de ingressar de vez...

Se compensa? Não sei. Provavelmente essa resposta tem relação com o modo de viver de cada um. Mas, no geral, é uma boa forma de conciliar viagens, culturas diferentes e obter renda.


Espero ter ajudado!!

Beijos,
Verônica

Todas as fotos utilizadas nesse post foram retiradas do site da MSC Cruzeiros.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...