domingo, 19 de dezembro de 2010

Como tirar o passaporte

Para sair do Brasil, apenas um documento é essencial: o passaporte. Requerer seu passaporte é fácil e não muito demorado. Separei em passos, apesar de ser super descomplicado.

1. Entre no site do departamento da Polícia Federal, clique em "Requerer Passaporte" (para ir direto para a página de preenchimento de dados, clique aqui) e preencha seus dados. Com isso você gerará um protocolo e o GRU (Guia de Recolhimento da União). Imprima ambos;

2. Pague o boleto do GRU;

3. Compareça à um DPF (Departamento da Polícia Federal), lembrando que, em alguns departamentos, é preciso fazer um agendamento antes. O requerente deve ir pessoalmente! Esteja munido de Documento de Identidade, CPF, Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (ou declaração da Justiça Eleitoral). Se for homem, documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório; se for brasileiro naturalizado, deverá levar o Certificado de Naturalização; se teve seu nome alterado por conta de casamento, leve a Certidão de Casamento. Se você já tem um passaporte, você deve levá-lo. Caso não leve, você será obrigado a fazer o pagamento da taxa em dobro;

4. No DPF eles farão a coleta de digital e assinatura. Não se preocupe em levar sua foto, eles vão tirar lá!

5. Pronto! Você já fez seu passaporte. Agora é só esperar ele ficar pronto (demora, no máximo, 6 dias úteis) e buscá-lo pessoalmente, mediante Documento de Identidade e assinatura de recibo.

Agora você já pode viajar :)
Espero que esse post tenha sido útil...

UPDATE: O Guilherme, do blog Cara, cadê meu país?, fez um comentário super válido aqui no post. Em breve o Brasil emitirá o passaporte eletrônico, que possui um chip na contra-capa onde se encontram todos os dados pessoais. A Polícia Federal publicou que os novos modelos serão gradualmente implementados até o final de Janeiro de 2011. Pra quem não tiver com viagem marcada para tão cedo, vale a pena esperar um pouquinho, né? :)

2 comentários:

Guilherme disse...

Verônica,

Muito legais as suas dicas. Realmente hoje em dia é muito tranquilo tirar o passaporte. Lembrando para quem está pensando em requisitar agora no final do ano que já no início de 2011 o governo pretende lançar o novo modelo com chip, mais seguro. Talvez seja o caso de segurar um pouquinho, caso não tenha viagem planejada.

@Gustavopereira disse...

Nossa! Muito útil. Vou até salvar no meu computador para quando tiver perto do meu intercâmbio eu fazer. :P

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...